EMENTA


EMENTA:

A relação entre Educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação. O caráter tecnológico como tecnogênese. O caráter comunicativo e informacional. As possibilidades de mudança qualitativa para a Educação escolar e para o Currículo. Problematizações a partir das propostas investigativas.


I - Unidades temáticas:

1.      A relação Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação.
 Referência:
LIMA JR, Arnaud Soares. A Escola no Contexto das Tecnologias de Comunicação e Informação – do dialético ao virtual. Salvador: EDUNEB, 2007.


2.      Tecnologia e Tecnogênese: potenciais para a Educação.
 Referências:
LIMA JR, Arnaud S. de; HETKOWSKI, Tânia (Orgs). Educação e Contemporaneidade: desafios para a pesquisa e a pós-graduação. Rio de Janeiro: Quartet, 2006, Cap. 01.
LIMA JR, Arnaud S. de . Tecnologias Inteligentes e Educação: Currículo Hipertextual. Rio de Janeiro: Quartet, 2005, cap. 1.

  1. O caráter tecnológico e suas funções e potenciais para a epistemologia e para o currículo escolar: (desconstrução – uma impressão derridiana).
Referências:
LIMA JR, Arnaud S. de . Tecnologias Inteligentes e Educação: Currículo Hipertextual. Rio de Janeiro: Quartet, 2005, cap. 6.

  1. Propostas de trabalho investigativo: aprofundamento e reelaboração da proposta.

II – Metodologia de trabalho:
            Estudos sistemáticos individuais e em grupo. Orientações dos estudos. Interlocução. Apresentação das propostas de trabalho incorporando os fundamentos teóricos. Experimentação de AVA para interação do grupo. Avaliação deste processo. Edição das reflexões.

III – Avaliação:
Processual: Objetos: a participação individual no processo; apresentação das propostas. 

0 comentários:

Postar um comentário