EMENTA:
A relação entre Educação e as
Tecnologias de Informação e Comunicação. O caráter tecnológico como
tecnogênese. O caráter comunicativo e informacional. As possibilidades de
mudança qualitativa para a Educação escolar e para o Currículo. Problematizações
a partir das propostas investigativas.
I - Unidades
temáticas:
1.
A relação Educação e Tecnologias
de Informação e Comunicação.
LIMA
JR, Arnaud Soares. A Escola no Contexto das Tecnologias de Comunicação e
Informação – do dialético ao virtual. Salvador: EDUNEB, 2007.
2.
Tecnologia e Tecnogênese: potenciais para a Educação.
LIMA JR, Arnaud
S. de; HETKOWSKI, Tânia (Orgs). Educação e Contemporaneidade: desafios para a
pesquisa e a pós-graduação. Rio de Janeiro: Quartet, 2006, Cap. 01.
LIMA JR, Arnaud
S. de . Tecnologias Inteligentes e Educação: Currículo Hipertextual. Rio de
Janeiro: Quartet, 2005, cap. 1.
- O
caráter tecnológico e suas funções e potenciais para a epistemologia e
para o currículo escolar: (desconstrução – uma impressão derridiana).
Referências:
LIMA JR, Arnaud
S. de . Tecnologias Inteligentes e Educação: Currículo Hipertextual. Rio de
Janeiro: Quartet, 2005, cap. 6.
- Propostas de trabalho
investigativo: aprofundamento e reelaboração da proposta.
II
– Metodologia de trabalho:
Estudos sistemáticos individuais
e em grupo. Orientações dos estudos. Interlocução. Apresentação das propostas
de trabalho incorporando os fundamentos teóricos. Experimentação de AVA para
interação do grupo. Avaliação deste processo. Edição das reflexões.
III
– Avaliação:
Processual: Objetos: a
participação individual no processo; apresentação das propostas.
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